Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera (Is 64.4).
A declaração do profeta Isaías nos traz conforto até os dias de hoje. Nossas forças são renovadas quando lemos um versículo como esse.
Já reparou em como somos murmuradores? Enquanto as coisas vão bem estamos em paz com Deus. Não duvidamos de Seu amor por nós, não nos revoltamos com as coisas que nos acontecem – pois estamos satisfeitos com a realização da vontade de Deus em nossa vida, sempre há um cântico em nossos lábios – afinal, Deus está nos dando uma vida harmônica e tudo está em sintonia com Ele. Mas basta o quadro se reverter para, igualmente, reverter nossas atitudes para com Deus. Na hora da dor a primeira coisa que duvidamos é do amor de Deus por nós. A primeira coisa que colocamos em xeque é o cuidado de Deus por nós. Parece que Ele não nos ama mais e nem cuida, assim, de uma maneira tão especial quanto parecia.
A verdade é que tratamos a Deus como se Ele mudasse de atitude da mesma forma que trocamos de roupa. Quando pensamentos assim me vêm a mente, imediatamente rebato com um precioso versículo de Jeremias: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Je 29.11). Não precisamos ficar com joguinho e nem com manha diante de Deus. Deus é imutável, nunca muda e nunca mudará. Nós mudamos. Nossa situação muda. Há tempo de sorrir e tempo de chorar. O amor e o cuidado de Deus por nós é o mesmo em qualquer desses tempos.
Deus não barganha e nem negocia seu amor e seu cuidado por nós. Este cuidado está sempre presente em nossa vida. Podemos ver este cuidado refletindo tanto nas coisas boas da vida como nas tribulações que nos assolam. Quando lemos a oração sacerdotal de Cristo, não há como negar a sua preocupação constante com seus discípulos, mas assim que Cristo foi assunto ao céu começaram as perseguições, durante as quais Cristo sempre esteve presente com seus discípulos.
Descanse no Senhor. Por mais que as circunstâncias não pareçam as melhores, descanse, pois há um Deus trabalhando em seu favor. Ele é o Deus que dá aos seus amados enquanto eles dormem. Ele é o Deus que está com seus amados enquanto eles estão sorrindo e, principalmente, enquanto estão chorando.
Luiz Lobianco