Será, pois, que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso (Ex 22.27b).
Deus é conhecido pela Sua misericórdia. Esta misericórdia está muito bem expressa na queda do homem lá no Jardim do Éden, quando o homem, depois de ter sido criado por Deus e colocado por Ele em um maravilhoso jardim (onde nada lhe faltava e recebendo apenas uma ordem a ser cumprida) foi desobediente a ordem que lhe foi dada.
Deus poderia olhar para o homem e ver nele toda a ingratidão com que ele lhe retribuíra por todo bem que lhe havia feito. Poderia ter olhado para a insignificância do homem, pois Deus não precisava, não precisa e jamais dependerá de qualquer criatura Sua por Ele ser completo em Si mesmo. Mas Deus olha para a miséria de sua recente criação e com misericórdia resolve poupá-lo. Aplica-lhe a justa punição pela sua rebeldia, mas reserva-se ao direito de restaurá-lo em um plano glorioso de salvação em que transbordará em graça e misericórdia com a oferta de Seu bem mais precioso: Seu Próprio Filho.
Além dessa expressão maior da misericórdia de Deus, podemos também vê-la e senti-la no dia-a-dia de nossas vidas. O desafio para você neste dia e ver em sua vida a misericórdia de Deus. Não basta apenas saber que Deus é misericordioso, é necessário sentir a Sua misericórdia em sua vida para que não venha a ter nenhum pensamento vil de que Deus ama a todos, é bom para todos, mas se esquece de você. Não mensure a misericórdia de Deus pela situação momentânea de sua vida, afinal, o que parece ser tão ruim pode ser o que esteja salvando a sua vida. Que Deus te abençoe!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com