quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OBSERVANDO OS DETALHES

OBSERVANDO OS DETALHES
1  Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim.
2  SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste.
3  SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.
4  Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.
5  Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.1-5).
Observando os detalhes. Vivemos uma época em que as pessoas desaprenderam a sofrer. Não suportam nem pensar em passar por qualquer angústia ou tribulação. Ficam consternadas somente com a possibilidade de algum mal vier a surgir repentinamente em suas vidas. Qualquer simples ameaça à paz batem três vezes em algum lugar ou falam logo “está amarrado em nome de Jesus”, “está repreendido em nome de Jesus”. Mas, apesar de não suportarmos com facilidade as tribulações, o mal, em nossa vida, é inevitável. Salomão confirma isso quando disse que há tempo para todo propósito debaixo do céu, inclusive “tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria” (Ec 3.4).
Há muitos conselhos para quando estivermos passando por um período tempestuoso, mas hoje, quero ater-me a um que raramente pensamos. Quero dizer para você hoje que quando a visão do quadro geral estiver pessimista, tire os olhos do quadro geral e coloca-os nos pequenos detalhes. Quando você olhar para o cenário panorâmico e não vê nada de bom a sua volta, e vê somente que as circunstâncias são adversas, que sua vida financeira deu para trás, que a família está comprometida, que o luto chegou à sua casa, que a depressão tomou conta de seu ser, que a solidão está se instalando em sua vida de forma que não consiga ver nada de bom nela e também nada para agradecer, mas só para lamentar, é o momento de parar e começar a ver os detalhes. Fazendo isso você vai perceber que nem tudo está perdido e que as coisas não estão assim tão ruins como você está pensando. Também vai poder compreender que as bênçãos de Deus, a presença de Deus e o cuidado de Deus estão sim presentes em sua vida.
Quando olhamos para os detalhes, notamos a presença de Deus em meio à crise e percebemos a sua benignidade, pois Ele sempre nos deixa uma válvula de escape para suportarmos a aflição. Encontramos também razões para continuarmos e não desanimarmos, motivos para levantar as mãos e agradecermos mesmo em meio à dor, afinal, por mais negro que esteja o tempo a nossa volta, sempre podemos encontrar razões para bendizer a Deus. Quantas vezes perdemos de ver coisas tão bonitas porque nos recusamos a olhar para os detalhes, nos recusamos a olhar ou, talvez, até mesmo a aceitar o que ocorre ao nosso redor. É por meio dos detalhes que Deus está lhe dizendo: Eu te amo. Você é importante para mim. Eu quero estar do seu lado. Você pode ouvir a voz de Deus nas mínimas coisas, basta aguçar seus ouvidos, pois muitas vezes Deus está gritando conosco, mas nós estamos revoltados demais, abatidos demais para darmos atenção ao que Ele está tentando nos falar.
E quando olhamos ao nosso redor não tem como deixar de observar o nosso próximo e ver que não estamos sozinhos nesta luta e que ainda estamos em uma posição de certo conforto, pois quantas vezes reclamamos da vida que nós temos, da casa que moramos, do nosso conjugue, dos nossos filhos, do nosso emprego, da igreja que congregamos, dos irmãos da igreja, quando outras pessoas gostariam imensamente de ter o que temos, de estar no nosso lugar, de estar na nossa posição, porque estão enfrentando lutas maiores do que as nossas e, muitas vezes, estão tendo uma atitude muito mais otimista, muito mais encorajadora do que a que estamos manifestando. Quantas vezes nós estamos atribulados, deprimidos, abatidos, mas com saúde suficiente para erguer a cabeça e dar a volta por cima, enquanto muitos até isso perderam. E a saúde não é um detalhe para se olhar e glorificar a Deus?
Precisamos aprender a olhar para os detalhes. Fazendo isso poderemos ver que, mesmo na adversidade, não estamos fazendo uma viagem para a derrota, mas para a vitória, não para a miséria, mas para a fartura, não para uma cova, mas para a eternidade, não para um vazio, um acaso, mas para um destino certo. Olhe um pouco mais. Observe um pouco mais e você verá quantas coisas boas e bonitas que Deus está fazendo em sua vida mesmo em meio às lutas mais profundas. Lembre-se dos sábios conselhos de Salomão: No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele... (Ec 7.14). Que Deus te abençoe a suportar o jugo que a vida pôs sobre teus lombos e nunca se esqueça de que Jesus sempre está ao seu lado se oferecendo para aliviar a carga de seu jugo. Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário