Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6.10-12).
Vigiai! Esta foi uma exortação constante de nosso Senhor Jesus em seu ministério. Realmente, é muito importante vigiar o nosso andar, ponderar nossas atitudes e refletir nos acontecimentos que nos envolvem. Temos muita oposição e esta oposição é astuta. Além do mais, Satanás tem estratégias de ação, ele não é desorganizado como muitos de nós o somos. Satanás tem pouco tempo para agir e tem aproveitado este tempo para realizar uma perseguição ferrenha contra os filhos de Deus. Se necessário for, ele usará de todo o seu poder para tentar derrubar a obra de Deus. Não é conveniente ignorar ou menosprezar este inimigo.
Satanás é enganador. Um de seus estratagemas é prometer vida, prosperidade e felicidade. Mas, tudo não passa de promessas daquele que é o pai da mentira, porque seu verdadeiro intento e prazer é dar somente aquilo que ele pode: morte, escravidão e tristeza. Ele prometeu vida para Eva (certamente não morrereis), mas tudo que Adão e Eva receberam foram as conseqüências da desobediência: culpa, vergonha, medo, destruição, tristeza, dor e morte. Pode ser notado aí o contraste entre aquilo prometido por Satanás e aquilo recebido pelo homem por cair na artimanha do inimigo.
Infelizmente, o que vemos hoje em dia são cristãos falando muito em atacar este inimigo, sessões de exorcismo que mais parece um show, pessoas zombando e desprezando um inimigo derrotado sim, mas ativo e forte o suficiente para provocar estragos tremendos. As pessoas tratam o diabo como se ele fosse um “João ninguém”, que não tem qualquer poder e que pode ser derrotado como se mata um mosquito. Podemos ver aí uma mudança de estratégia de Satanás, pois não foi assim que ele agiu no passado com pessoas que tentaram fazer um show com seus demônios:
E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa (At 19.13-16).
Por que será que hoje ele se permite ser zombado em público? Jesus e os Apóstolos nunca procuraram e atacaram a Satanás, ele é que sempre foi ao ataque.
A verdade é que sofremos uma oposição constante de Satanás em nossa vida cristã. Enquanto estamos frios e inertes ele não se preocupa conosco, mas quando reavivamos para o Senhor, Satanás muda de atitude e nos ataca com muita ferocidade. Quanto mais determinamos no coração em ser fiel ao Senhor, mais ele se dedica para nos fazer mudar de idéia e nos fazer pensar que não vale a pena ser fiel. Por isso que a vida cristã não pode ser uma vida florida, sem dificuldades e apertos. A paz em Cristo é abundante, a força em Cristo é superior, mas tudo em meio a muitas adversidades.
O rei Ezequias é um exemplo disso. Ele começa seu reinado priorizando a restauração da aliança da nação para com Deus. Restabeleceu a vida espiritual do povo restaurando o culto ao Senhor em Jerusalém e resgatou o louvor e a adoração ao Senhor. Ele mandou os levitas purificarem suas vidas e o Templo, regulou as turmas dos sacerdotes e levitas e depois convocou todo o povo a vir à Jerusalém celebrar a Páscoa. O povo já não se lembrava mais do grande amor de Deus por ter libertado seus antepassados da escravidão no Egito. Todas essas providências produziram muita prosperidade e havia muita alegria no meio do povo. Com as atitudes de Ezequias, Deus restaurou a aliança com seu povo e os sarou. Até os dízimos e ofertas foram restaurados. Depois de toda esta transformação é óbvio que o diabo tentaria resgatar novamente aquilo que estava em suas mãos, pois depois destas coisas, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, dominou as cidades fortificadas e intentou apoderar-se de Jerusalém. Senaqueribe é uma figura do diabo, que vem matar roubar e destruir, porém Deus socorre, livra e fortalece aos que O buscam com um coração sincero e se entregam a Ele nos momentos de provação.
Isso também acontece com nossas vidas, pois quando começamos a dar os primeiros passos para seguir a Jesus, o inimigo se levanta e tenta de todas as formas nos colocar novamente debaixo de seu domínio. E sempre que alguém firma no seu coração o propósito de servir ao Senhor com fidelidade, o inimigo se levanta furiosamente para atacar, cercando a sua vida com problemas e dificuldades repentinas.
Precisamos nos defender deste inimigo cruel, que não tem misericórdia e nem compaixão. O diabo não pode resistir à verdade, porque ele é mentiroso desde o princípio e nele não há nenhuma verdade. Por isso, não existe arma mais poderosa de defesa do que a obediência à Palavra de Deus. Jesus venceu o diabo citando a Palavra de Deus. O diabo não respeita qualquer outro nome a não ser o nome de Jesus. Nosso inimigo treme só pela menção do sangue de Jesus, pois ele sabe que é o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado e nos dá autoridade sobre ele e seus demônios. Sem uma vida restaurada e regenerada pelo sangue de Jesus é impossível confrontar o diabo. Seja de Cristo! Ele quer te comprar com Seu precioso sangue! Que Ele te abençoe! Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com