sábado, 5 de junho de 2010

VALORIZANDO AS PRIORIDADES DA VIDA

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33).

 Quando pensamos em como usar o nosso tempo ou como usá-lo melhor para o Senhor a primeira coisa que precisamos ver é quais são as prioridades mais importantes? Precisamos olhar para o Senhor e perguntar a Ele quais são as prioridades que Ele tem para nossa vida! Paulo, em Efésios, coloca as coisas em uma ordem de prioridade para nós. Primeiramente, Paulo começa a falar de nossa vida com Deus. Esta deve ser a primeira coisa de nossa lista de prioridades. Paulo nos diz:

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5.18-21).

Quando pensamos em prioridades a primeira coisa que o Senhor nos coloca é a nossa vida diretamente com Ele. Precisamos buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Mas, freqüentemente invertemos essa ordem, pois procuramos as outras coisas e não procuramos o reino de Deus. Em seguida, Paulo discorre sobre a família. Ele fala da relação entre marido e mulher e fala também sobre os filhos. A família deve ser a segunda prioridade para nós. Paulo nos diz:

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.  Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 5.22, 23, 25; 6.1-4).

Quando o Senhor Jesus falou com os escribas e fariseus, Ele estava chamando a atenção porque eles haviam invertido as prioridades, pois diziam que se fosse oferecido alguma coisa ao Senhor e descuidassem dos seus pais, isso seria justo. E Jesus lhes disse:

 Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição (Mt 15.3-6).

 Muitas vezes dizemos que queremos servir ao Senhor, mas deixamos de lado os nossos pais ou a nossa família, e isto é uma inversão das prioridades de Deus. Às vezes, nós que somos casados, queremos servir ao Senhor, e colocamos a obra em primeiro lugar. Mas Deus nos diz que devemos seguir as prioridades da vida e isto significa dar atenção às nossas famílias, às nossas esposas e aos nossos filhos. Isto é muito importante. Não estou querendo dizer que não temos que estar na obra do Senhor. Mas é necessário ter um equilíbrio. Para que sejamos edificados, para que haja harmonia em nossas vidas, para que o nosso tempo seja bem investido, precisamos ter essa ordem de Deus muito claro em nossos corações. Por fim, Paulo termina falando sobre o trabalho e a terceira prioridade na seqüência das prioridades deve ser o trabalho. É muito triste vermos irmãos preguiçosos que não gostam de trabalhar. Paulo nos diz:

Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas (Ef 6.5-9).

Nesta área precisamos tomar muito cuidado! Às vezes, temos colocado o trabalho em primeiro lugar. E dizemos: 'Eu preciso trabalhar para sustentar a minha família', e então trabalhamos muito. Muitas vezes isso é um engano de Satanás. Lembrem-se do povo de Deus no Egito? Uma das estratégias de faraó foi pôr mais trabalho sobre o povo.

 Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha. E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam: Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas Ex 5.6-9).

 Esse é um sistema que impera hoje também. Tiram a palha e temos que produzir mais. Precisamos colocar as coisas em ordem. As prioridades de Deus devem estar cada uma em seu lugar. Por isso, esta palavra de Paulo é muito importante. Então, se desejamos ordenar o nosso tempo segundo a vontade de Deus, é importante que vejamos estas prioridades.

As prioridades da vida não podem estar invertidas. Quando isso acontece sempre há prejuízo. Muitas vezes temos percebido no meio do povo de Deus muitos prejuízos, muitos desastres, muitas pessoas feridas, porque as prioridades estão invertidas. É um grande prejuízo quando não colocamos as prioridades de acordo com a vontade do Senhor.

Que o Senhor nos abençoe e nos dê clareza a respeito das suas prioridades; que não invertamos essas prioridades, e que também não enfatizemos mais umas em detrimento de outras. Procure viver sabiamente cada dia, aproveitando a cada oportunidade, buscando sempre a direção de Deus e a vontade de Deus para a sua vida. Cuide de seus relacionamentos, tanto com as pessoas como com Deus. Não seja néscio e nem insensato, mas prudente. Este é o segredo e o caminho da bênção e da vitória! Que Deus te abençoe! Amém!
Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário