11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu (Sl 42.11).
Quem não se abate diante da tribulação? Quem não se perturba quando perdemos o chão de nossos pés e desmoronamos no universo do nosso medo e temores, quando nos sentimos impotentes e solitários? São situações que, quando chegam, abalam nossas defesas, perturbam nosso coração, tiram a tranqüilidade da alma e esgotam as lágrimas de nossos olhos. O salmista, no verso acima, está vivendo um desses momentos turbulentos da vida.
Há momentos na vida em que achamos pesado demais a carga que estamos levando e nos encontramos sem forças para continuar. São ocasiões em que nos sentimos solitários no meio de uma multidão e não temos a quem recorrer. E então, sem nenhum vigor para persistir, nos abatemos, nos desanimamos e derramamos nossa alma diante do Senhor. Mas Deus parece que não tem pressa em nos socorrer e, diante disso, ficamos perturbados, confusos, chorando dia e noite. Quando achamos que já está pra lá da hora da crise passar, ela se agrava e não conseguimos evitar o questionamento: Onde está o meu Deus? Ele não vai fazer nada por mim? Será que Ele não se importa com meu sofrimento?
Apesar destes instantes da vida, muitas vezes, perdurarem por longos anos, devemos enfatizar o que há de melhor nas palavras do salmista: o anelo por Deus e a confiança nele. Devemos ansiar por Deus como um peixe anseia por água quando está fora dela, porque, assim como o peixe não consegue viver fora da água, assim também não encontraremos vida longe da presença do Senhor. Não podemos permitir que as dificuldades da vida nos afastem de Deus, de forma que, quanto maior a tribulação, mais devemos nos aproximar daquele que pode nos socorrer.
Por mais difícil que seja, por mais escuro esteja seu horizonte, por mais fechadas que estejam as portas diante de você, confia e espera em Deus. Não deixa a esperança morrer e quando se sentir só e impotente diante de alguma situação embaraçosa na vida repita as palavras do salmista: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Um coração contrito que chora e se derrama perante Deus nunca será desprezado por Ele. Reafirme a sua fé sabendo que o socorro de Deus nunca falha.
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário