sábado, 3 de outubro de 2009

O QUEBRA-CABEÇA DA VIDA

11  Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim (Ec 3.11).
Afinal de contas, por que estou aqui? Creio que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça algum dia. Caso isso tenha acontecido, ou caso esta pergunta te incomode, não se desespere, você não está sozinho nessa, pois esta é uma das indagações mais importantes da vida do homem. Mas, não deixe de procurar uma resposta, ou melhor, não deixe de encontrar “a resposta” a esta pergunta. Quando encontrar a resposta sua vida mudará, pois terá encontrado os encaixes das peças do quebra-cabeça de sua vida e poderá montá-lo com uma compreensão sem igual. Esta resposta mudará suas perspectivas, transformará suas decisões, tranquilizara seu espírito e torná-lo-á uma pessoa realizada e preparada para passar a eternidade em gozo e glória na presença daquele que é “a resposta”.
Não te incomodes com o que vou lhe dizer, mas a resposta sobre os propósitos reais de nossa existência está na Bíblia. Não sei qual o seu pensamento sobre a Bíblia. Talvez tenha a velha opinião de que “papel aceita tudo”, “quem a escreveu foram homens e não Deus”. Aliás, gostaria que isto te incomodasse ao ponto de fazê-lo investigar e descobrir verdades que o conscientizará a respeito da Bíblia. De qualquer forma, a resposta que procuramos está na Bíblia! Seja qual for sua opinião sobre a Bíblia, não poderá discordar da resposta que ela dá, pois verá que ela oferece a opção mais vantajosa para sua existência e aponta verdadeiros propósitos para sua vida.
A primeira pergunta do Breve Catecismo diz: Qual é o fim principal do homem? Com base na Bíblia, responde: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. Pode percorrer todas as respostas que a filosofia dá a esta pergunta e verá que nenhuma satisfaz e é tão completa como esta que a Bíblia oferece. O homem pode gozar todos os prazeres que este mundo oferece e ainda assim não ser totalmente feliz. Pode ter uma vida farta em que nada lhe falta e tenha tudo que seu coração deseja, e mesmo assim sentirá que algo está lhe faltando. E sabe por quê? Porque nós fomos criados por Deus. Ele nos deu o espírito da vida e, mesmo com a morte, nos deu a eternidade, de maneira que somente nos completamos nele. Jamais teremos vida plena longe de Deus, pois sem Ele estamos incompletos. A paz, a satisfação, a alegria de viver encontraremos somente em Deus. A Bíblia nos diz que:
7  Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.
8  Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
9  Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos (Rm 14.7-9).
Agora, vou lhe incomodar mais um pouco, se a Bíblia diz que somos eternos, como pode ser isso se morremos? Talvez, você seja um daqueles que acha que morreu acabou, pensa que a morte é o fim de tudo, pois nada existe depois dela. Digo a você que a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova existência. Ela é o fim de nossa vivência na terra, para o começo de uma vida no além, no desconhecido, mas real. Ela é o fim das oportunidades, porque com a morte, encerra toda possibilidade de se adquirir qualquer direito que nos beneficia no além. Partimos para a eternidade com nossos direitos adquiridos aqui na terra. Deus, que é eterno, estendeu a eternidade ao homem, mas deu-lhe um curto período de tempo em uma existência terrena para que, durante esta vida, fizesse uma escolha sobre como e onde viveria a eternidade, se escolher andar no caminho de Deus, viverá o gozo eterno na presença e no lar que Deus preparou para seus filhos, se escolher os prazeres deste mundo, viverá a perdição eterna, separado para sempre de Deus. Agora, pense comigo, se aqui na terra somos infelizes quando separados de Deus nesta breve vida, muito mais o seremos na eternidade quando banidos de vez de sua presença. Talvez, você esteja pensando: imagine, Deus é bom demais para fazer uma injustiça desta. Deus é incapaz de fazer algo assim. A Bíblia nos diz:
33  Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34  Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
35  Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém (Rm 11.33-36)!
Não perca a oportunidade que a vida lhe oferece, não adie para amanhã o essencial, aquela decisão que não pode ficar para depois, pois o amanhã pode não vir para você. Caso você sinta que está vivendo longe de Deus, não viva mais as margens da perdição, não continue com uma vida mesquinha, medíocre que não lhe leva a outro lugar a não ser para a perdição. Salve sua vida, salve sua alma, adquira em Jesus o direito de viver a eternidade feliz, desfrutando de todo gozo que Deus tem preparado para aqueles que o amam e em suas mãos depositam suas vidas. Não permita que as indagações da vida o confunda e te faça perder as oportunidades que Deus lhe oferece. Abra seu coração para Jesus e, então, poderá dizer estas palavras e ter esta bendita esperança:
23  Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.
24  Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
25  Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.
26  Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
27  Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
28  Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos (Sl 73.23-28).
Que o Senhor te abençoe na imensidão de sua graça e de sua misericórdia. Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário