Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Ef 6.12.
A Bíblia é clara quando diz que o diabo é extremamente sagaz e poderoso. Ele tem em suas mãos poder para fazer grandes feitos e conhece profundamente o ser humano. Ele também conhece todas as estratégias de guerra e está devidamente preparado com seu exercito para atacar a igreja. Se você é um crente no Senhor Jesus Cristo, então, você também está em guerra contra este inimigo. Antes de você ser salvo, Satanás trabalhava em você como um dos filhos da desobediência: nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência Ef 2.2). Uma vez salvo, você se tornou um soldado da maior guerra já combatida, a guerra espiritual pelejada entre o poder de Deus e as forças de Satanás, a guerra entre a luz e as trevas.
A Bíblia ensina que cada crente deve aprender como guerrear nessa batalha. A Palavra de Deus é o nosso manual de combate, e nela encontramos as instruções de que precisamos para combater Satanás e seus aliados. Ela também nos diz que a nossa luta acontece simultaneamente em três frentes de combate: contra o diabo, o mundo e a carne. Infelizmente, o inimigo tem induzido os crentes a se concentrarem quase que exclusivamente em batalhas contra a primeira frente de combate: o diabo e seus demônios. Pelo fato de esse não ser o ponto central da batalha, mas apenas um de seus aspectos, essa ênfase em demasia é enganosa e até perigosa, pois leva os crentes a se concentrarem em apenas um setor da guerra espiritual, deixando-os vulneráveis a ataques dos outros dois setores: o mundo e a carne.
Precisamos do discernimento bíblico de como somos atacados, de maneira que saibamos o que fazer para nos proteger. Estando nesta guerra, o crente precisa saber as estratégias, as táticas e as habilidades de seus inimigos para evitar as ciladas, resistir aos ataques do diabo, não cair nas armadilhas do mundanismo e controlar os impulsos de sua natureza pecaminosa. Hoje, muitos crentes estão perdendo a batalha na guerra espiritual porque não têm um conhecimento adequado da Palavra de Deus. Isso tem levado muitos cristãos a práticas ocultas, as quais têm sido habilmente disfarçadas nas liturgias dos cultos. Se nossa vida não estiver fundamentada em princípios verdadeiramente bíblicos, mas estiver no alicerce movediço da experiência humana, certamente seremos derrotados.
Podemos perceber em nosso texto básico que a nossa luta não é contra um homem, mas contra o inimigo de Deus, inimigo este que é astuto, covarde e traiçoeiro, um guerreiro milenar que certamente vai nos atacar com suas tentações. Ele é esperto, pois não prepara uma tentação única para todos! O diabo tem uma fábrica de tentações e nessa fábrica ele tem muitos anjos seus trabalhando. Ele também nos conhece, pois tem sua ficha completa desde o dia em que você nasceu. Sabe quem são seus pais, sua herança genética, a educação que recebeu os traumas psicológicos que carrega, onde cresceu e quem foram seus amigos. Tudo está no arquivo do inimigo. Com estes dados, o inimigo prepara tentações personalizadas. A tentação sai da fábrica do diabo com "nome e endereço". Porque ele sabe que, o que é tentação para você, pode não ser para mim. O que para mim é tentação pode não ser para você. É por isso que não podemos resistir a esse inimigo com nossas próprias forças.
Estamos em guerra! E a Bíblia é nossa autoridade suprema porque somente Deus tem conhecimento e entendimento suficiente, tanto dos nossos inimigos quanto da nossa natureza humana, para nos informar corretamente acerca do conflito espiritual que enfrentamos e o que fazer para vencer. A negligência dos cristãos em relação a esta verdade é a razão pela qual tantos crentes são impotentes nesta batalha, pois perderam o firme fundamento da Palavra de Deus.
Edifique sua fé, sua vida, na Rocha que é Cristo! Ele é o único fundamento que pode resistir na batalha contra nossos inimigos, os outros fundamentos são areia, não podem suportar nos dias maus. No livro dos Salmos a rocha é citada muitas vezes e todas exemplificam a Rocha como sendo um refúgio confiável, um lugar de segurança, de consolo, de refrigério da alma e de salvação. A Rocha se trata de um alicerce no qual nenhum mal pode nos incomodar ou atemorizar. Confia sua vida a Cristo e seja um vencedor desta batalha. Que Deus te abençoe! Amém!
Luiz Lobianco (luizlobianco@hotmail.com)
Luiz Lobianco (luizlobianco@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário