sábado, 26 de março de 2011

DIGA SIM À VIDA!

... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10.10).

Fiquei muito triste hoje quando li a tragédia acontecida com a atriz Cibele Dorsa que suicidou-se nesta madrugada, repetindo o gesto de seu noivo, Gilberto Scarpa, que também se suicidou no início deste ano. Pessoas tão jovens, com futuros tão brilhantes pela frente, mas que colocaram fim as suas vidas inesperadamente. Por quê? Porque não atentaram para a verdadeira vida.
Com certeza estes jovens foram vistos e filmados em muitas festas alegres, sorrindo e divertindo-se, mas as câmaras não fotografam o interior da pessoa e quando as vemos sorrindo não sabemos o que realmente se passa em seu íntimo. Isso nos mostra que as alegrias das festas e das farras não são a essência da felicidade. Aliás, a única alegria que o diabo permite é a alegria da farra, da bebedeira, da orgia, porque são da carne e são passageiras; quando elas terminam um vazio tremendo toma conta da pessoa e ela tem que voltar para as farras a fim de ter momentos alegres novamente.
Pessoas que dão fim a sua própria vida são pessoas que perderam a esperança. Não deve haver algo mais triste do que perder a esperança! A esperança é o combustível que nos mantém acesos. Sem esperança não há vida, não há razão de ser, não há motivação para continuar vivendo. Quando perdemos a esperança entregamos os pontos, penduramos a chuteira e o diabo sabe disso, por isso que ele luta tanto para tirar de nosso coração a esperança e quando isso acontece as portas ficam abertas para seu próximo passo: tirar a vida.
É lamentável ver tantas pessoas que tiveram sua alegria e sua vida usurpadas pelo diabo. São pessoas tristes, amargas, porque se recusam a ouvir a verdade e a buscar alegria na única fonte da vida. São pessoas que caíram no laço do diabo e são mantidos em suas garras tensos, revoltados, amargurados por causa da opressão que o pecado e o diabo têm sobre suas vidas.
A solução é Jesus, a fonte da vida. Ele disse que tem vida para dar e vida em abundância. Vida com a verdadeira alegria, vida com esperança, vida cheia de paz, vida com sentido de viver e continuar vivendo. Nunca põe fim a sua vida, antes, adquira em Jesus a vida que Ele te oferece. Que Deus te abençoe! Amém!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

sábado, 19 de março de 2011

ONDE ESTÁ O TEU TESOURO?

19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21  porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6.19-21).

O que é mais precioso do que a vida eterna? O que é mais precioso do que a certeza de que viveremos com Jesus para sempre no céu? Podemos dizer com certeza que nada! Nem a nossa vida, ou nossos bens, ou mesmo nossa família são mais importantes do que a vida eterna com Jesus.
Esse aspecto parece não fazer muito sentido ou estar evidenciado nas vidas dos cristãos que vivem nos países em que o Evangelho é livre, mas o mesmo não se pode dizer de nossos irmãos da Igreja perseguida. Para eles, seguir a Jesus implica em verdadeiras privações e não são privações de lazer, de não puder fazer isso ou aquilo, mas pode significar ficar sem casa, sem emprego, sem assistência a saúde, a educação, ser acusado injustamente e ir para a prisão em regime de trabalhos forçados, terem seus filhos raptados, sua família perseguida e até mesmo serem assassinados.
Quando pensamos naquilo que o mundo oferece àqueles que vivem nos países democráticos, relacionando com as palavras da Bíblia que diz que aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele (1 Jo 2.15), podemos dizer que este aspecto não se diferencia daquele vivenciado pela Igreja perseguida. Lá, nossos irmãos têm Jesus como seu maior tesouro, acima de suas próprias vidas, da mesma forma devemos, aqui, ter Jesus acima de qualquer prazer ou lazer que o mundo venha a nos oferecer. Quando alguém nega a Cristo para salvar sua vida está dando valor a tesouros sem valor, o mesmo acontece com aquele que cede aos prazeres do mundo e deixa a Cristo.
Vivamos hoje em função de acumularmos tesouros nos céus, onde nada e nem ninguém poderá roubar ou destruir o que lutamos tanto para conseguir. Mantenha o teu tesouro no lugar certo, pois, onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração. Que Deus te fortaleça! Amém!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

sábado, 12 de março de 2011

DEUS É ETERNAMENTE O MESMO

Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl 90.2).

É maravilhoso descansar na certeza de que Deus nunca muda e nunca falha. É lamentável viver ao lado de uma pessoa inconstante, que seja condicionado aos fatores externos, é frustrante contar com pessoas incapacitadas; é duvidoso esperar alguma coisa de pessoas assim.
Geralmente, mudamos de temperamento conforme as circunstâncias, quando as coisas vão bem estamos de bem com tudo e com todos, mas quando as coisas vão mal, basta uma olhada torta para soltarmos os cachorros e magoarmos as pessoas. É muito difícil chegar em casa de bom humor e receber a todos com um belo sorriso depois de um longo dia de trabalho em que tudo parecia estar contra você e nada dava certo.
Louvado seja o SENHOR porque Ele não é como nós. Ele continua sendo Deus apesar de nossas dúvidas, falhas e medos. Ele continua a nos amar, mesmo quando não estamos entendendo o que Ele está fazendo no momento em nossas vidas e nos revoltamos por causa disso. Ele continua conosco, mesmo quando cometemos o erro de nos afastar dele por um momento. Ele continua fiel, mesmo quando quebramos a aliança de fidelidade que fizemos com Ele e agimos com rebeldia. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
Deus é constante e não muda conforme a situação. Mesmo quando gritamos a Ele com lágrimas dizendo que está doendo muito o que Ele está fazendo em nossa vida, Ele não cessa e deixa as coisas acontecerem ainda por mais um pouco. Ele faz isso não somente por ser eternamente o mesmo, mas por saber o que realmente é bom para nós. Ele sabe que, aquilo que imaginamos que está destruindo a nossa vida está, na verdade, salvando ela.
A Palavra diz que Deus faz os dias bons e os maus para que o homem aprenda a depender somente Dele! Ele é a nossa segurança, a nossa rocha e o nosso abrigo. Haja o que houver, sempre estaremos seguros nas mãos daquele que nunca muda e que também nunca falha, porque nada lhe é impossível. Louvado seja o Senhor! Espere nele!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

terça-feira, 8 de março de 2011

EM MEMÓRIA

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas (Ap 22.14).

Hoje perdi uma irmã muito querida: Talita Ferreira Gomes. Quando ficava à porta da Igreja para cumprimentar as pessoas que saiam, a irmã Talita era a que mais trazia prazer no aperto de mãos. Seu sorriso, sua tão frágil disposição, suas palavras sempre ternas transmitia a meiguice sempre presente naquela irmã.
Pouco a conheci, mas com certeza vivia uma vida cheia de dificuldades como qualquer um de nós. Entretanto, a resposta que ela dava à vida e a forma como ela convivia com ela, era claramente perceptível a sua fé, a sua esperança e o seu amor por Jesus. Muitas vezes a vi na Igreja e com certeza em muitas delas seu coração devia estar triste por alguma razão, mas nunca ela deixou isso transparecer, pelo contrário, sempre irradiava sua ternura e uma tranqüilidade sem igual. Sempre a cumprimentava com a intenção de lhe fortalecer, mas eu é que saia fortalecido ao cumprimentar a irmã Talita.
Meditando sobre este acontecimento tão trágico, reflito nas bem-aventuranças eternas. Penso nos dois extremos existentes neste caso. Para nós, que ficamos, continuam as lutas, as oportunidades e a saudades que a cada dia apertará mais o coração. Para a irmã Talita, que se foi, acabou a dor, a tristeza porque as lágrimas nunca mais correrão pela sua face; a partir de hoje ela descansa na presença do Bom Pastor.
Lembro do hino “primeiro quero ver meu Salvador”. Sim, ao chegar lá, primeiro quero ver aquele que me amou até a morte: Jesus. Aquele que não hesitou em deixar a glória eterna e se esvaziou em forma de homem para viver no meio de nós, como um de nós, para nos dar a oportunidade da salvação. Depois, quero rever tantos irmãos queridos que se foram, entre eles, a irmã Talita, e relembrar nossos ternos cumprimentos à porta da Igreja.
A irmã Talita adentrou ao Tabernáculo eterno hoje e nunca mais conhecerá a morte. Que saudades você deixou minha irmã, mas que conforto é ter a certeza de que lavaste as suas vestiduras no sangue do Cordeiro e por isso entrou pelas portas na Nova Jerusalém. Até breve minha irmã!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com