terça-feira, 10 de outubro de 2017

SUICÍDIO: NÃO SOFRA SOZINHO, PEÇA AJUDA – PARTE II

15  Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço.
16  Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.
17  Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias.
18  Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados (Sl 25.15-18).
No texto anterior te desafiei a buscar por ajuda espiritual. A ajuda espiritual é extremamente importante e essencial, mas às vezes há algo necessário a ser feito além dela, por isso, além do apoio espiritual busque por ajuda profissional. Na maioria das vezes, pensamentos suicidas indicam um transtorno de humor, como a depressão clínica. Assim como não há vergonha nenhuma em ter uma doença física, não precisamos sentir vergonha quando temos uma doença emocional. A depressão tem sido uma doença muito comum. Qualquer pessoa pode tê-la e ela pode ser tratada. Geralmente, é muito difícil você sair sozinho de um quadro depressivo, mas com a ajuda de um profissional você pode conseguir! Com a ajuda de medicamentos certos você pode conseguir! Portanto, se você estiver precisando, procure um profissional de confiança que trate a depressão. Procure por um médico, um psicólogo e, se preciso for, procure até mesmo um psiquiátrica, mas não deixe de pedir ajuda.
Sentir desânimo é muito mais comum do que se pensa. Todos entram em situações assim em algum dia de sua vida, todos são tomados pelo sentimento de sentirem-se, em algum momento, desanimados. Mas, infelizmente, nem todos acham a saída desse labirinto, nem todos são libertados dessa prisão, porque nem todos pedem ajuda, preferem sofrer sozinhos mergulhados em suas angústias. Acredite em uma coisa: Mesmo parecendo improvável a cura ou o controle pode surgir, a saída pode ser encontrada, a libertação pode ocorrer e a vitória é possível. É só pedir a ajuda correta e necessária! Eu sei que é difícil ficar quando se quer ir, que é difícil lutar quando se quer desistir, que é difícil avançar quando se quer parar, que é difícil sorrir quando se quer chorar, mas digo para você que difícil mesmo é chegar lá no futuro e se arrepender de não ter feito a coisa correta, de não ter tomado a decisão certa, de não ter insistido um pouco mais, lutado um pouco mais e ter que viver com este fantasma para sempre.
Às vezes as pessoas nos machucam e temos a tendência de ficarmos abatidos, untando as feridas, impedindo que elas cicatrizem, e deixamos de prosseguir rumo ao alvo que tínhamos, desistimos de nossas metas, dos nossos planos, dos nossos sonhos e ficamos prostrados no meio do caminho achando-nos vítimas, até tendo, muitas vezes, a linha de chegada bem a nossa frente, mas somos incapazes de dar o último passo até ela. Não desista! Há um lado bom nos sofrimentos da vida, pois os anos duros ajudam a moldar nosso caráter e são importantes para nos capacitar a estarmos em um pedestal muito mais alto do que estamos hoje. Porque desistir da vida não ameniza o problema de ninguém; os problemas de cada pessoa a perseguem até que ela consiga superá-los. O sofrimento é um meio de aperfeiçoar o nosso ser. Aprendemos e nos fortalecemos com o sofrimento. Por isso, é melhor se conformar com os fatos e encará-los de frente, chorar o que tiver de chorar e depois ver que a vida não para, que é necessário seguir em frente.
As decepções são vírgulas em nossa história e não pontos finais. Não importa quanto tempo já passou ou quanto tempo ainda te resta, não importa o que as pessoas fizeram com você, não importa no que elas te transformaram, assuma o controle de sua vida, seja dono, autor de suas decisões. Acredite na sua superação, na sua força, no seu potencial, você é muito mais do que as pessoas te fez pensar que fosse. Você é capaz, você é um campeão, as pessoas querem fazer de você um perdedor, mas você tem tudo para ser um vencedor, acredite no teu sol, na tua luz, no teu brilho e deixe toda esta luz brilhar em seu interior, põe luz no que fazes e confia no seu potencial e você será o primeiro a ser iluminado. Você não pode mudar o rumo do vento, mas pode ajustar as velas de seu barco para chegar aonde quer.
Caso você conheça alguém que esteja pensando em desistir da vida, mande o link dessas mensagens para ela. Tenho visto na internet que ela tem sido o meio de despedida de muitos suicidas. Também tenho visto que muitos procuram ajuda através dela antes de cometerem o ato suicida. Mas, infelizmente, tenho visto as pessoas passarem orientações apenas paliativas, tais como a terem um animalzinho de estimação, um cãozinho, um gatinho, a tomarem chá de cidreira, de alecrim, de ginseng e etc.. Não digo que estas coisas não tenham a sua importância, mas poucos apresentam a verdadeira solução para o problema, poucos indicam o verdadeiro caminho, poucos oferecem a verdadeira consolação, a verdadeira esperança que transforma vidas: Jesus e o seu sublime amor. Salve uma vida! Salve uma alma! Apresente Jesus para ela! Apresente a solução para o seu desespero! Que Deus te abençoe a ser luz para alguém que esteja em trevas! Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário