domingo, 22 de julho de 2018

UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO: QUANDO O PECADO ENDURECE O BARRO


Temos falado de como somos vaso nas mãos de Deus baseado no caso em que o profeta Jeremias vê um oleiro fazer um vaso de barro. Vimos da importância da obediência para ouvirmos a voz de Deus, de como ainda somos uma obra inacabada de Deus, da fragilidade do vaso, da reconstrução do vaso que podemos ser refeitos por Deus quando nos quebramos e por fim falamos das atitudes do vaso que podem interferir na obra do oleiro e no resultado final do vaso. Hoje falaremos de quando o pecado endurece o barro. Deus aparece segunda vez para Jeremias e lhe diz: Assim diz o SENHOR: Vai, compra uma botija de oleiro e leva contigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes (Je 19.1). E em determinado momento lhe diz: Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se... (Je 19.10,11). Desta vez as coisas mudaram para o vaso! No primeiro momento pode-se observar que ainda havia esperanças para o vaso, que o oleiro ainda estava trabalhando na construção do vaso, que mesmo quebrando o oleiro poderia reconstruir novamente o vaso. Mas neste segundo momento não há mais esperanças para o vaso! O oleiro terminou a sua obra, o vaso não saiu perfeito, o barro se endureceu e não tem como reconstruí-lo, de maneira que a única alternativa que resta é quebrá-lo e jogá-lo fora.
Logo depois da promessa de renovação para o povo de Israel acontece algo terrível! O povo que deveria ser chamado pelo nome de Deus não ouviu o recado do Senhor, não se deixou ser moldado por Ele, não se submeteu à vontade do oleiro, antes se rebelou contra Ele. Então, novamente o Senhor manda que seja usado o produto do oleiro que é um vaso. Manda que Jeremias compre um vaso pronto, que pegue os líderes do povo e os levem para um lugar determinado e quebre o vaso diante deles. O que Deus queria dizer ao povo? A mensagem agora dizia: Vocês não se deixaram moldar, saíram das minhas mãos, endureceram e agora são como um vaso que se quebra e não pode mais ser restaurado. O vaso quebrado representa o pecado humano.  O pecado nos derruba das mãos de Deus e nos separa dele. Isaias diz: As vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça (Is 59.2). O pecado é um gesto consciente do ser humano para caminhar em outra direção que não seja no caminho de Deus e não mais nas mãos do seu Criador. Se as dificuldades são um desafio, o pecado é uma tragédia e um desafio ainda maior. E as coisas se complicam de tal forma a ponto de se tornar irremediável, porque demoramos em tomar consciência do pecado e podemos até mesmo nunca fazê-lo em tempo, pois gostamos do pecado e nos sentimos bem pecando.
Você é um vaso quebrado quando crê em Jesus, mas segue uma fé fora dos padrões da Bíblia que chama isso de idolatria. Quando você frequenta a igreja, mas durante a semana procura soluções rápidas e fáceis em outras fontes que não seja a Bíblia que chama isso de feitiçaria. Você é um vaso quebrado quando o que prevalece em sua vida é a inimizade, a porfia, o ciúme, a ira, a discórdia, as dissensões e as facções. As pessoas incluídas nestes pecados são as que gostam de brigar, pois a violência tem feito morada em seus corações e ela passa a ser o seu método de vida. São pessoas geniosas que jamais se controlam e jamais suportam qualquer desafeto, vindo depois a culpar o seu temperamento. Entretanto, a ira acalenta o ódio no coração, escondido atrás do fato de que sua raiva é justa, porque o outro mereceu, mas acessos de raiva, mesmo que por motivos justos são manifestações do pecado. Você é um vaso quebrado quando é dominado pelo ciúme e pela inveja, quando não aguenta o sucesso do outro e faz de tudo para se destacar ou prejudicar ao próximo. A inveja é pecado porque é um julgamento contra Deus, pois o invejoso parece dizer: Deus foi injusto comigo, porque deu mais dons e recursos ao outro do que a mim. Você é um vaso quebrado quando vive na discórdia por causa da ambição egoísta de seu coração, quando seu problema é querer todos os holofotes para você, quando seu prazer é semear a dissensão que separa e machuca as pessoas, quando sua preferência é pertencer a um grupo que exclui aos outros ou se exclui dos outros, pensando ser mais puro e mais legítimo.
Todas estas manifestações representam um vaso quebrado. E se você está nestes desvios, você é um vaso quebrado! E enquanto viver assim, diz a Bíblia que não haverá esperança para você e quem vive sem esperança não herdará o Reino de Deus. Você precisa se consertar com Deus e deixar que Ele refaça você. Não seja um vaso sem esperanças! Se você anda emocionalmente quebrado, saiba que Deus quer reconstruir a sua vida. Se o pecado te quebrou saiba que Deus quer consertar a sua vida. Não importa em quantos pedaços você foi despedaçado porque Deus pode fazer de você um vaso novo. Você não pode fazer isso, mas Deus pode fazer por você, porque foi Ele quem te criou e se você deixar que Ele o tome em suas mãos Ele refará a sua vida. Faça isso enquanto há tempo! Faça isso enquanto há esperanças! Pense nisso seriamente!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário