sábado, 26 de novembro de 2022

A VIDA PÓS-MORTE: HÁ VIDA APÓS A MORTE?

O assunto sobre a morte e o pós-vida desafia a humanidade desde os primórdios da civilização. Os homens procuram as respostas nas filosofias sobre o tema, na ciência, mas resposta lógica a este raciocínio se encontra mesmo é na Palavra de Deus. E a humanidade, com todos os seus avanços tecnológicos e com toda sua pompa de modernidade precisa urgentemente descortinar a morte e a vida pós-morte à luz da verdade.

De acordo com a Bíblia há vida após a morte com toda certeza. E sobre a continuidade da vida, há um raciocínio que precisa ser analisado com muita seriedade: Será que Deus, este Ser Supremo, Criador do Universo, criou suas criaturas e tudo o que existe na Terra para que nós, seus filhos, vivêssemos por apenas um punhado de tempo e depois desaparecêssemos para sempre? Se assim fosse a vida não faria sentido e muito menos seria ela coerente. O Apóstolo Paulo nos fala sobre isso quando diz: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1 Co 15.19).

O fato de não haver esperança de uma vida futura, eterna, na glória do Céu, nos tornaria pessoas tristes e anularia o amor e a justiça de Deus, pois não haveria promessa de gozo eterno aos justos e nem castigo eterno aos ímpios. Tanto era a certeza de Paulo de uma vida após a morte que em outra oportunidade ele diz: Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (Fl 1.23). Paulo confirma a existência de vida após a morte.

E Salomão, falando sobre a morte do corpo o qual ele considera pó da terra, diz: E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec 12.1-7). Salomão está dizendo que a morte na carne é o fim de um ciclo temporário neste mundo e o início de outro muito mais amplo, no lado de lá. Entretanto, nenhum outro nos dá tanta certeza de uma vida após a morte do que o Senhor Jesus. Em seu ministério, por várias vezes Ele falou sobre este assunto. Em uma delas disse: Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo (Jo 5.28,29).

Jesus nos garante que há vida após a morte. E Paulo atrela a certeza de vida após a morte pela ressurreição de Jesus quando disse: Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram (1 Co 15.16-18).

Deus não nos deu a vida para depois desaparecer conosco, deixando um monte de gente com saudade para trás e sem esperança de um possível reencontro. Ele não nos criou para vivermos uma breve vida cheia de tribulações, angústias e muitos sofrimentos para depois desaparecermos sem nunca conhecermos uma vida plena, sem as maldições trazidas pelo pecado. Deus não nos criou e permitiu a perversidade no mundo para depois não reservar um dia para um ajuste de contas e condenação aos perversos.

A vida após a morte é real. A Palavra de Deus nossa dá esta certeza e a ressurreição de Jesus á a nossa garantia. A vida pós-morte não pode ser comprovada cientificamente, não pode ser demonstrada e nem mensurada em um experimento científico, mas ela é comprovada pela Palavra de Deus. Ai entra um elemento extremamente importante o qual é o princípio e o guia para nosso destino após a morte: A fé. E aí? Você crê que há vida após a morte? Você está preparado para adentrar na vida após a morte? Que Deus te abençoe e lhe traga certeza de continuidade da vida após a morte, Amém!

Luiz Lobianco


Nenhum comentário:

Postar um comentário