segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

UMA VIAGEM TUMULTUADA: DENSAS TREVAS

Paulo está indo de navio para Roma. Esta viagem está relatada no livro de Atos capítulo 27. A viagem não foi nada tranquila, pelo contrário, ocorreram muitos incidentes e estamos fazendo uma analogia entre estes contratempos da viagem com nossas vidas. Depois de enfrentarem ventos contrários, ventos parados, ventos brandos e um tufão, aqueles homens passam agora por outra situação difícil: E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento (At 27.20). O que representava para aqueles homens o sol e as estrelas? Tudo! Eles eram norteados de dia pelo sol e a noite pelas estrelas. Eles não tinham bússola! E mergulhados em densas trevas aqueles homens perderam a direção e não sabiam onde estavam e nem para onde iam. Era tão séria a situação que se dissipou deles toda esperança de salvação.

Você já passou por momento assim? Tão desorientado que não sabe o que fazer? Ou quem sabe, hoje, você esteja vivendo esta mesma situação? Tão perdido, tão desnorteado, que não sabe que rumo tomar? Achando que seu problema não tem mais jeito, não tem mais solução, que a vida perdeu o sentido, que sua história chegou ao fim, que nada mais de novo acontecerá em sua vida? Quem sabe você não esteja se sentindo no fundo do poço, sem nenhuma luz e com todas as portas fechadas, mergulhado em uma depressão profunda, em uma tristeza intensa, achando que nunca mais vai sair desta situação. Na verdade, não é fácil lidar com o silêncio do céu! É muito deprimente você orar e orar e não receber nenhuma resposta. Às vezes, consideramos nossa situação tão urgente e ficamos angustiados com a demora de uma resposta. Mas parece que o céu não tem pressa, que a palavra “urgente” parece não fazer parte do vocabulário de Deus. Caso você esteja vivendo uma situação assim com certeza seu coração está aflito e se sente sozinho em meio a uma tempestade, sentindo-se em trevas e quem está em trevas precisa urgentemente de luz.

Ninguém está em mais densas trevas do que aquele que não tem Jesus, aquele que ainda não se converteu a Cristo e não nasceu de novo tornando-se uma nova criatura. Quem está nesta situação caminha para a perdição eterna, para o inferno, porque sem norte, que é Jesus Cristo, jamais poderá chegar ao Céu. Jesus um dia falou para uma multidão que estava em trevas: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (Jo 8.12). Jesus é a nossa luz. É Ele quem nos conduz na direção certa. É Ele quem conduz nossa vida ao destino apropriado que é a presença de Deus. Jesus confirma isso quando diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). Jesus é o único guia até Deus. E se você não tem Jesus ainda está em trevas, pois assim Jesus falou: Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão (Mt 6.23)! Sem Jesus você estará vivendo uma situação semelhante àquele navio que estava navegando às cegas, sem rumo certo. E se isso for uma verdade em sua vida, saiba que neste caminho você jamais chegará ao Céu e seu destino final será a perdição eterna. Contudo, aquele que se converte a Cristo tudo muda. A Bíblia assim diz daqueles que foram libertados por Cristo: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados (Cl 1.13,14). Em Cristo recebemos nova vida.

Momentos de trevas, de dúvidas são inevitáveis na vida. Durante estes momentos não queira correr para achar soluções da razão, não tente remar o barco na tempestade, não queira conduzir o barco no momento de trevas, momento este em que você se encontra vulnerável e completamente desnorteado. Nestes momentos deixe Deus agir, pois a Bíblia diz que o justo vive pela fé (Hb 10.38). Portanto, deixe o Senhor agir! Em dias de trevas não use armas naturais, daquilo que é mais imediato. Antes, deixe Deus agir a seu tempo, pois o tempo pertence a Ele, a hora é decisão dele, no momento certo Ele vai agir. Na hora de trevas alimente-se da Palavra de Deus e dia-a-dia conserte sua vida diante do Senhor e veja o que Ele vai fazer. E o que quer que Ele faça, submeta-se e glorifique a Deus. Que Deus te abençoe e lhe conduza à verdadeira luz do mundo que é Jesus Cristo e lhe conceda um coração paciente, grato e submisso a Ele! Amém!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário