segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

A PALAVRA CHAVE HOJE É: DESAFIO

Estamos no primeiro dia do ano e não há palavra melhor para se refletir neste dia além de “desafio”, porque viver é um grande desafio e hoje estamos diante de 365 desafios, já que cada dia é um desafio para nossas vidas. Diante disso a melhor coisa é não se iludir. Claro que desejamos a todos um feliz ano novo e um ano repleto de alegria, sucesso e prosperidade, principalmente para nós mesmos, mas assim como o ano que passou pode se resumir em bons e maus momentos, este novo ano que está diante de nós com certeza nos proporcionará tanto momentos de prazer e alegria, como também de choro e tristezas. É utopia esperar que seja diferente! Quando você começa o ano ansioso pelas belas surpresas que o novo ano te reserva, mas convicto de que junto virão algumas intempéries, alguns vírus nocivos que invadirão seu interior e contaminarão seu temperamento, você não é pego de surpresa e o impacto da decepção é menor. E isso não é ser pessimista, mas sim prático. Não é ser masoquista, mas sim ágil para superar os desafios que nos sobrevirão a cada dia. Além do mais, sucesso e prosperidade não se resumem em momentos alegres, eles têm muito mais a ver com lutas e dificuldades.

Uma vida de sucesso é uma vida de aprendizado e crescimento e estas coisas você não adquire nas farras, nas bebedeiras, nas diversões da vida, mas sim nos momentos de impactos negativos que tira a tranquilidade da vida. Em nossos momentos alegres da vida, quando tudo vai bem, somos tentados a sermos arrogantes, soberbos, presunçosos. É nos momentos de desespero e angústia que somos mais humildes e maleáveis, mais aptos para o aprendizado; são nestas horas que a vida nos impulsiona para o crescimento. Diante disso podemos ver que as dificuldades da vida não são nocivas para nós, pois é graças a elas que nos tornamos pessoas melhores. Começar o ano desejando que as dificuldades da vida passe longe de você é o mesmo que desejar um ano sem crescimento, sem experiências que realmente moldem ao nosso caráter, seria terminar o ano da mesma forma que você começou, ou seja, seria uma perda de tempo. Não estou lhe dizendo para ser um masoquista a ponto de desejar dificuldades para sua vida, mas sim que viva consciente de que elas fazem parte da vida e trás para nós grandes benefícios.

Quando pensamos em desafio precisamos pensar também em outra palavra: Superação. Todos nós queremos superar nossos desafios e limites, ninguém deseja ser um perdedor, antes, todos querem ser vencedores. Para que isso aconteça precisamos de atitude. Ficar prostrado, lamentando-se a cada dificuldade que surge, murmurando por causa de coisas que não dão certo, reclamando das coisas que tiram a tranquilidade e dificulta a vida, não nos faz superar os desafios. Atitudes assim nos deixam para baixo e sem forças de superar qualquer obstáculo. Quando o caldo da vida se entorna a melhor coisa é encará-lo de frente, agir com coragem e ousadia; atitude covarde fará com que as coisas fiquem ainda piores, além de nos fazer sofrer ainda mais. Perdeu relacionamento? Por mais que você ame siga em frente. Valorize-se e tenha a certeza que quem perdeu foi o outro lado e não você. Supere! Perdeu um ente querido? Chore o tanto que for preciso, viva o luto que precisa ser vivido, mas depois siga em frente porque a vida continua. Pense que se seu ente querido pudesse entrar em contato com você era isso que ele lhe diria, ele iria te estimular a seguir em frente e que mesmo com saudades ele te desafiaria a superar a perda! Perdeu o emprego? Não se desespere, permita que a vida lhe proporcione novos horizontes e, quem sabe, até novos lugares. Qualifique-se e torna-se um profissional ainda melhor para provar àqueles que te dispensaram que foram eles que perderam e não você. Prove para você mesmo de que você é muito melhor e muito mais capaz do que eles pensam. Supere!

Superar não é nada fácil! É sinônimo de luta! Seguir em frente é a melhor opção, mas fazer isso requer de nós muito esforço; ficar prostrado e murmurando é muito mais prático e cômodo. Neste ponto há algo que precisa ser debatido e vencido: A solidão. Às vezes, achamos que somos fortes o suficiente para superar sozinhos e não buscamos ajuda, nisso corremos o risco de empreendermos grandes esforços nas lutas e sermos vencidos pela exaustão, e por não termos alguém para nos amparar caímos e somos derrotados. Não seja derrotado pelo orgulho, se preciso for, quando as coisas se complicarem para o teu lado, quando a luta estiver dura demais peça ajuda. Sempre há alguém que quer estar presente com você em suas lutas. Deus, neste primeiro dia do ano, lhe diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel (Is 41.10). Ele te desafia a encarar o novo ano não somente com esperança, mas acima de tudo com coragem, pois hoje Ele te diz: Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares (Js 1.9). Ande com Deus e verás o quanto ficará melhor a tua caminhada por este mundo. Que Deus te abençoe e te conduza a superar os 365 desafios que estão à sua frente! Amém!

Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário