sábado, 25 de fevereiro de 2023

SALVAÇÃO PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ: PROVIDÊNCIA EXCLUSIVA DE DEUS

A salvação do homem não é um plano de emergência por algo ter dado errado, mas é um procedimento eficaz, eficiente, providenciada por Deus e com custo zero para o justificado, para que este não tenha nenhum motivo de vangloriar-se, mas tão somente de bendizer a Deus por tão grande salvação. Isso que Paulo quer dizer quando falou: Tendo em vista A MANIFESTAÇÃO DA SUA JUSTIÇA NO TEMPO PRESENTE, PARA ELE MESMO SER JUSTO E O JUSTIFICADOR DAQUELE QUE TEM FÉ EM JESUS (Rm 3.26). A salvação foi arquitetada por Deus desde a eternidade, anunciada desde a Queda até a sua manifestação por ocasião do nascimento de Jesus. Todo mérito de nossa salvação está em Deus. O homem não tem condições para qualquer participação em todo seu procedimento. Não existe nem um único motivo para o homem se vangloriar diante de Deus pela sua salvação.

E tudo começou lá no Jardim do Éden logo após a queda do homem. Lá Deus premeditou seu plano de restauração do homem quando disse: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência E O SEU DESCENDENTE. ESTE TE FERIRÁ A CABEÇA, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 3.15). Este descendente prometido era Jesus Cristo. Ele é Deus em igualdade com o Pai e dessa forma não tinha como Ele pagar o preço do resgate, pois o autor de Hebreus diz que SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO (Hb 9.22) e Deus não morre e nem sangra. Por isso era necessário Jesus se personificar em figura humana, o que poderia acontecer somente se Ele nascesse de mulher, mas fecundado por Deus e não por um homem, permanecendo, assim, a sua divindade. Esta promessa do Messias renovou-se ao longo dos séculos até ser consumada em sua totalidade em Jesus Cristo. Quando Cristo ressuscitou feriu a cabeça da serpente, porque Ele venceu a morte; a intrusa morte que adentrou na humanidade pela desobediência de Adão.

A exigência de sangue para remissão nunca foi posta de lado. O sacrifício de animais era a exigência de Deus pelo pecado homem. Ou seja, pela culpa do homem um inocente animal teria que morrer. Isso não quer mostrar que Deus seja sádico, ávido por sangue, mas sim quer salientar o preço do pecado pela culpa do homem e a inocência do animal que estava pagando um preço sem ser ele o devedor. Por isso que o autor de Hebreus diz: Pelo que NEM A PRIMEIRA ALIANÇA FOI SANCIONADA SEM SANGUE (Hb 9.18). E Jesus disse na última ceia: Porque ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA [NOVA] ALIANÇA, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados (Mt 26.28). Mas, os sacrifícios de animais demonstram a incapacidade da Lei de justificar o homem, pois os mesmos tinham que ser realizados com constância. Mas o sacrifício de Jesus foi providencial e definitiva, pois assim a Bíblia diz quanto ao sacrifício de Cristo: NÃO POR MEIO DE SANGUE DE BODES E DE BEZERROS, MAS PELO SEU PRÓPRIO SANGUE, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção (Hb 9.12). E diz ainda: Portanto, SE O SANGUE DE BODES E DE TOUROS E A CINZA DE UMA NOVILHA, ASPERGIDOS SOBRE OS CONTAMINADOS, OS SANTIFICAM, quanto à purificação da carne, MUITO MAIS O SANGUE DE CRISTO, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, PURIFICARÁ A NOSSA CONSCIÊNCIA DE OBRAS MORTAS, PARA SERVIRMOS AO DEUS VIVO (Hb 9.13-14)!

A vida sacrificial de Cristo foi revelada tão logo ele fora visto por João Batista, que quando o viu disse: No dia seguinte, VIU JOÃO A JESUS, que vinha para ele, E DISSE: EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (Jo 1.29)! E o autor de Hebreus diz: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, NESTES ÚLTIMOS DIAS, NOS FALOU PELO FILHO, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. ELE, QUE É O RESPLENDOR DA GLÓRIA E A EXPRESSÃO EXATA DO SEU SER, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, DEPOIS DE TER FEITO A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles (Hb 1.1-4). Em Cristo Deus concretizou seu plano de salvação. A originalidade deste plano está em Deus. A execução deste plano foi realizada pela mão poderosa de Deus. A aplicação deste plano aos homens provém de Deus.

Finalizo com estas palavras de Paulo: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, ASSIM COMO NOS ESCOLHEU, NELE, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; E EM AMOR NOS PREDESTINOU PARA ELE, PARA A ADOÇÃO DE FILHOS, POR MEIO DE JESUS CRISTO, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, NO QUAL TEMOS A REDENÇÃO, PELO SEU SANGUE, A REMISSÃO DOS PECADOS, SEGUNDO A RIQUEZA DA SUA GRAÇA, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, DE FAZER CONVERGIR NELE, NA DISPENSAÇÃO DA PLENITUDE DOS TEMPOS, TODAS AS COISAS, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, NO QUAL FOMOS TAMBÉM FEITOS HERANÇA, PREDESTINADOS SEGUNDO O PROPÓSITO DAQUELE QUE FAZ TODAS AS COISAS CONFORME O CONSELHO DA SUA VONTADE, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória (Ef 1.3-14). Glória a Deus por tão grande salvação! Amém!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário