domingo, 9 de julho de 2017

A ORAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA

36  Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
37  e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39  Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
40  E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?
41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.36-41).
O texto de hoje vai falar sobre um dos alicerces de uma vida cristã vitoriosa: A oração. A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre essa questão, mas vamos nos ater a vida de Daniel o qual é um grande exemplo nesta área, pois ele sempre foi um homem de oração, e quando analisamos as suas vitórias podemos ver que são respostas de oração. Daniel e seus amigos se privaram do alimento real e ficaram mais saudáveis do que os outros que se alimentaram dela, resposta de oração. Daniel interpretou o sonho de Nabucodonosor, resposta de oração. Os amigos de Daniel não teriam sido libertos da fornalha se não fossem homens de oração e Daniel não teria sido libertado na cova dos leões se não fosse um homem de oração.
E qual o segredo deste homem para ter um relacionamento tão fervoroso com Deus? A primeira coisa que notamos na vida de Daniel é a sua integridade. Daniel sempre foi um homem integro. Ele nunca negociou a sua consciência, ele nunca negociou os seus valores, ele nunca se deixou levar pelas ameaças, pelos perigos, pelas circunstâncias e nem se deixou seduzir pelos privilégios. Daniel foi provado, mas nunca sucumbiu ao pecado. Algumas vezes preferiu a morte a pecar contra Deus, de forma que nem as provas e nem a promoção o corromperam. Quantas vezes a vida de oração de um homem ou de uma mulher acaba por causa da transigência com princípios e com valores que são absolutos. O oxigênio que alimenta a oração de uma pessoa é uma vida de santidade, de piedade, de pureza. Quando a pessoa transige com o pecado ela tem vergonha de Deus, ela perde a intimidade com Deus, ela não consegue ter vida de oração. Daniel teve vida de oração porque ele teve vida de santidade na presença de Deus.
Daniel sempre foi dedicado ao estudo da Palavra de Deus. Este é outro segredo do sucesso deste homem de Deus na área da oração. Sendo assim o sucesso de Daniel está fundamentado nos princípios elementares da fé cristã: Oração e estudo da Palavra de Deus. Às vezes, para levar a Igreja a um avivamento, queremos inventar coisas novas, coisas sofisticadas, trazer novidades do mundo atual, mas aquilo que se ensina em uma classe de doutorado sobre sucesso na vida espiritual se ensina em uma classe infantil: Oração e estudo da Palavra de Deus. Não tem nada de novo para se inventar. É Bíblia e oração. É vida com Deus. Daniel aprendeu este princípio desde a sua infância e o aplica na sua adolescência, na sua juventude, na sua fase adulta e na sua velhice. Ele nunca abandonou o hábito de ler a Palavra de Deus e orar.
Daniel é um homem que encontra tempo para ler a Bíblia e orar. Daniel era um homem extremamente ocupado, pois ele ocupava o segundo lugar no governo, mas mesmo assim ele encontra tempo para ler a Palavra de Deus, ele encontra tempo para orar. Quando você diz que é uma pessoa muito ocupada, com a agenda muito cheia, que não tem tempo para ler a Bíblia, que não tem tempo para orar, você está dizendo somente uma coisa: Deus não é prioridade em sua vida. Você tem tempo para tudo que é prioridade para você, o que não for prioridade ficará em segundo plano. Veja que Daniel era primeiro ministro de um Império, mas Daniel nunca deixou de achar tempo para estudar a Palavra de Deus e nunca deixou de achar tempo para orar. Daniel era um homem íntegro que estudava a Palavra de Deus e justamente por causa disso que Daniel sempre foi dedicado à oração. É como uma fórmula matemática: 2 + 2 = 4. Da mesma forma: integridade + estudo da Palavra de Deus = Vida de oração.
Quando Nabucodonosor sonha com aquela imagem impressionante e ninguém conseguia dar a ele a interpretação de seu sonho, Daniel chama seus três amigos e vão orar ao Senhor, buscar a direção de Deus, e Deus revela para Daniel o sonho. Daniel se mantém em oração e consegue interpretar para o rei Belsazar o significado das palavras escritas por um anjo na parede durante uma festa. Mais tarde Daniel está acuado, perseguido e ameaçado de morte por causa de oração, mas ele não se intimida e, abrindo as janelas ora três vezes ao dia voltado para Jerusalém, mesmo sabendo que isso viesse a lhe custar a vida. Daniel foi um homem que viveu a vida toda em oração. Nas diversas fases de sua vida e em qualquer que seja a situação em que se deparava Daniel orava. Daniel era um homem que vivia na dependência de Deus em oração porque ele era um homem íntegro e estudava a Palavra de Deus. Aprendamos estas coisas com este homem. Sejamos nós também pessoas íntegras e que estudem a Palavra de Deus, porque sendo assim nada nos impedirá de termos uma vida na presença de Deus. Que assim Deus nos abençoe! Amém!
Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário