quinta-feira, 29 de junho de 2017

A INTEGRIDADE NA POLÍTICA

26  Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;
27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.
28  Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.
29  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?
30  Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
31  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
32  Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;
33  ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados.
34  Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.
35  Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
36  Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37  Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma (Hb 10.26-39).
A operação lava jato escancarou para o Brasil um pouco da sujeira que acontece nos bastidores da política brasileira; é repugnante ver o Brasil nas mãos de sanguessugas insaciáveis. É revoltante ver a riqueza do Brasil ir parar nos bolsos (talvez seria melhor dizer nas cuecas, nas meias, nas malas) de pilantras, de malandros, daqueles que deveriam gerir esta riqueza não em benefício próprio, mas sim em prol da comunidade. Enquanto o braço da justiça parece ser curto demais para alcançar as ratazanas socadas nos buracos da política, só nos resta, como Igreja e como cidadão cristão, falar aos ouvidos destes corruptos que as falcatruas deles são pecado e se a justiça deste mundo é insuficiente para alcança-los, não faltará suficiência para a justiça divina impetrar contra eles um julgamento justo, quando enfim serão penalizados por todas as suas trapaças, por todas as suas fraudes, por todos os seus desfalques e por todas as suas negociatas.
Que coisa triste quando você elege alguém para governar em benefício da comunidade e este eleito nada faz a não ser legislar em causa própria para se proteger da justiça e encobrir as suas tramoias, que decepção quando você elege alguém para fiscalizar, para não haver corrupção e os próprios fiscais se corrompem. É desanimador quando você estabelece pessoas para regerem as leis e estas mesmas pessoas se corrompem em nome da lei. E não é isso que está acontecendo no Brasil? A política está completamente corrompida! Talvez este seja o maior drama do brasileiro, pois estamos vivendo uma crise de integridade sem precedentes no Brasil. E estamos vivendo, principalmente, o grande drama da falta de integridade na política, de forma que não conseguimos mais confiar nas autoridades, naqueles que assumem o poder.
É um grande engano pensar que as coisas vão mudar para melhor em virtude das mirabolantes promessas dos políticos, porque o que podemos notar é que mudam os governos, mudam os partidos, mas a cultura da corrupção continua instalada em todos os segmentos da política. Toda época de campanha parece que acende em nós um otimismo, uma esperança, mas tudo que colhemos depois das eleições é o fruto amargo da decepção e da desilusão. Isso porque se muda as estruturas do governo, mas não se muda o coração das pessoas. A prova disso são as CPIs que destampam os esgotos imundos da mais repugnante corrupção e mostram as ratazanas que mordem sem piedade o erário público. E tudo o que nos resta é ver escândalos se multiplicarem e os políticos sem escrúpulos se abastecerem das riquezas da nação deixando o país na mais absoluta miséria, e o mais triste é que quase sempre ficam praticamente impunes.
Há um ditado popular que diz que dependendo do preço a se pagar todo homem se corrompe. Portanto, a questão não é se o homem é corrupto ou não, a questão é o preço que vai se pagar. Mas isso não é verdade! Há algumas pessoas que amam mais a Deus do que o poder do dinheiro, do que o sucesso, do que a fama, do que a glória humana, do que os prestígios humanos, do que a bajulação humana, do que as vantagens pessoais, mas, infelizmente, parece que nenhumas dessas pessoas estão na política. E caso entre algum sobra para ele poucas alternativas, ou ele entra na dança, entra no bojo, ou ele sofre alguma conspiração e é jogado para fora. Foi o que aconteceu com o profeta Daniel. Ele foi nomeado para governar, mas deste governo somente ele não se corrompeu. E como não podia ser diferente, os corruptos se unem para tirar Daniel do caminho deles. Mas como nada encontram em sua vida moral para acusá-lo conspiram contra ele na sua religião, porque eles sabiam que se não achassem algum motivo para acusar a Daniel eles estavam complicados. E porque Daniel era diferente, porque tinha caráter e era íntegro, é que ele foi perseguido e conspiraram contra ele.
E sabe por que fizeram isso? Porque um homem, uma mulher, um jovem ou qualquer ser humano íntegro é uma ameaça para todo esquema de corrupção. Por isso que integridade, muitas vezes, não torna ninguém popular, não promove ninguém e também não ajuda a granjear amigos, assim como não facilita o caminho, pelo contrário, muitas vezes, o fato de você ser íntegro, incorruptível, vai lhe custar oposição, perseguição e até conspiração. Isso porque a integridade incomoda, uma pessoa íntegra perturba o corrupto e desarticula esquemas. Mas meu amigo, você que está lendo este texto, prefira ir ao encontro de Deus debaixo de conspiração e injustiças do que ir ao seu encontro cheio de mentira e engano, carregado dessas imundícias que vemos todos os dias no noticiário, porque horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Pense nisso!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário