quinta-feira, 15 de junho de 2017

MENE, MENE, TEQUEL E PARSIM

6  Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7  Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar (Is 55.6-7).
Achou estranhas estas palavras? Pois saiba que elas têm uma mensagem muito solene para nós. Ela conta a história de um homem que, a despeito de tantas oportunidades, morreu sem estar preparado para encontrar-se com Deus. Diz a Bíblia que o rei Belsazar deu uma grande festa aos nobres de seu reino e em determinado momento da festa ordenou que trouxessem os utensílios de ouro do templo, jarras e taças, para beberem nelas. Estes utensílios eram o espólio da conquista de Nabucodonosor sobre Jerusalém. Durante a festa, diante de todos, apareceram uns dedos de mão de homem e escreveram as palavras acima na parede. Claro que o episódio acabou com todo o folguedo da festa e emudeceu o rei que ansiosamente queria saber o significado daquelas palavras. Chamou pelos sábios e magos da Babilônia, mas nenhum deles pôde falar ao rei sobre o que significariam aquelas palavras, porque elas eram uma mensagem de Deus ao rei e somente um homem de Deus, com o Espírito de Deus poderia fazê-lo.
Belsazar era neto de Nabucodonosor, rei da Babilônia, o qual foi alcançado pela graça de Deus, mas não sem antes passar pelo juízo de Deus, porque a despeito de tantas oportunidades resistiu em se converter a Deus. Primeiro Nabucodonosor teve a oportunidade de conviver de perto com homens de Deus: Daniel e seus três amigos; ele pôde ver e ouvir por várias vezes o testemunho destes homens. Nabucodonosor sonhou com uma estátua que muito lhe perturbou e somente Daniel pôde dizer a ele o significado daquele sonho, que era uma revelação de Deus para ele, tanto que depois de ouvir a Daniel disse: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério (Dn 2.47). Mas isto não foi suficiente para quebrantar o coração de Nabucodonosor, pois logo em seguida ele manda construir uma estátua de ouro dele mesmo e ordena que todos a adorem. Os amigos de Daniel se recusaram e foram condenados a morrerem na fornalha de fogo. Deus libertou os amigos de Daniel do poder destruidor do fogo diante dos olhos do rei que, vendo aqueles homens saírem da fornalha sem um único chamusco disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus (Dn 3.28). Mas ainda assim ele não se rendeu a Deus. Um dia teve outro sonho e mais uma vez somente Daniel pôde lhe revelar seu significado. Desta vez era um ultimato de Deus ao rei, que se ele não se convertesse Deus o tiraria do trono e ele voltaria somente depois de se quebrantar diante de Deus. Ele não se converteu, Deus colocou nele uma doença rara e ele foi expulso do trono e de diante dos homens, sendo jogado no pasto para comer capim como um animal, até que um dia levantou os olhos e se quebrantou diante de Deus e disse: Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba (Dn 4.37). Agora sim, ele se converteu. Ele não ouviu a voz do amor de Deus e teve que ouvir a voz de seu juízo.
Claro que Belsazar viu tudo isso que aconteceu com seu avô e nada mais lhe restaria do que também se quebrantar e se converter a Deus, mas isso não aconteceu e um dia Deus disse para aquele homem: Basta! Chega! As palavras significam: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. Ela está repetida para enfatizar sua mensagem. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PARSIM: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas. Naquela mesma noite Belsazar morreu sem se quebrantar e sem se converter a Deus como o fez seu avô.
Não sei quantas oportunidades você já teve e quais foram as suas respostas a elas, mas sei que se você não ouvir a voz do amor de Deus que te chama através de um mensageiro de Deus, você pode ter que ouvir a voz do juízo de Deus. Não sabemos qual vai ser o dia quando Deus vai dizer para o homem ou para a mulher: Chega! Basta! Entretanto, se este dia chegar para você será terrível, porque horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Mas te garanto uma coisa, se Deus quer o seu quebrantamento e a sua conversão, Ele não desistirá de você e irá contigo até às últimas consequências de forma que, se necessário for, te jogará no fundo do poço e lá te deixará até que reconheça que Ele é o único Deus. Que Deus te abençoe para que não morras durante o juízo de Deus, como aconteceu com Belsazar, mas que sejas alcançado pela graça de Deus, como aconteceu com Nabucodonosor. Pense nisso!
Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário