sábado, 3 de junho de 2017

ESTRUGIR DE RAIVA

32  Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade (Pv 16.32).
Todos nós já vimos pessoas terem ataque de fúria e com certeza também já ficamos com muita raiva algumas vezes. Mas quando deixamos que nossos sentimentos nos controlem e agimos de forma impensada, corremos o risco de machucar tanto os outros como a nós mesmos. Assim como um fogo sem controle pode destruir uma casa inteira, a raiva descontrolada pode destruir nossa reputação e o nosso relacionamento com outros. E quem se ira com facilidade age tolamente e atiça a contenda e transborda na transgressão.
A Bíblia diz que a ira é uma obra da carne. Ela é o oposto de amor. A ira demonstra falta de amor e produz contendas e dissensões. A ira é vingativa, retaliatória e produz rancor e mágoa e ela é prejudicial para aquele que a nutre no coração. Nos ataques de raiva, a língua se solta e as coisas são ditas sem que se possa voltar atrás. Tiago compara a língua ao fogo, do qual uma só faísca pode causar um grande incêndio. Ele diz que a língua é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor, mas também, com ela, amaldiçoamos os homens (Tg 3:8-9). E a ira atiça ainda mais este fogo devorador.
Quando nos iramos ficamos descontrolados emocionalmente, e quando as pessoas ficam descontroladas emocionalmente elas tomam decisões absurdas, inconsequentes e tolas. Quando perdemos o controle emocional acabamos prejudicando a quem não queremos prejudicar. Quando a gente tem um ataque de raiva acabamos machucando as pessoas que mais amamos. Às vezes, acabamos ferindo quem está muito perto da gente, acabamos agredindo quem não queremos agredir, acabamos atingindo pessoas que não deveriam ser atingidas. Cuidado com a ira descontrolada! A Bíblia diz que Cruel é o furor, e impetuosa, a ira... (Pv 27:4).
Algumas pessoas se orgulham de ser irascíveis, achando que isso denota resistência ou força. Outros justificam os seus acessos de raiva dizendo:  "Eu sou assim mesmo, nasci desse jeito". Na verdade eles estão passando a sua culpa em Deus, que os fez, ou para os seus antepassados de quem pensam ter herdado esse traço. Outras vezes achamos que temos motivos para ficarmos irados, principalmente quando parece que alguém ultrapassa os limites que nós mesmos estipulamos. Mas podemos nos controlar e nos despojar da ira, pois a Bíblia não nos manda fazer algo de que não somos capazes de fazer. O escritor de Provérbios afirmou:  Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade (Pv 16:32).
Uma maneira muito eficiente de controlar a ira é ser perspicaz. Perspicácia é a qualidade da pessoa que tem facilidade para perceber alguma coisa. O rei Davi quase cometeu um crime em um momento de raiva. Davi e seus homens protegiam o rebanho de Nabal no deserto de Judá. Quando chegou a época de tosquiar o rebanho, Davi pediu comida a Nabal. A resposta foi não. Diante dessa resposta, Davi juntou seus homens e saiu para matar Nabal e todos os homens que estavam com ele (1 Samuel 25). Mas Abigail, esposa de Nabal, ficou sabendo do incidente e foi falar com Davi e ela explicou que Nabal era um homem ignorante e que Davi se arrependeria caso fizesse o que havia planejado. As palavras de Abigail ajudaram Davi a ter perspicácia e a se controlar. Ele entendeu que Nabal era um homem ignorante, ele enxergou o que estava por trás da situação.
O mesmo não aconteceu com Nabucodonosor. Ele não conseguiu perceber o que estava por trás da recusa daqueles homens de se prostrarem diante de sua estátua e se encheu de fúria. E o que aconteceu? Os melhores homens de seu exército morreram. Diz a Bíblia que a fornalha estava sobremaneira acesa, por ordem do rei em função de sua fúria, que os homens que foram jogar os três amigos de Daniel na fornalha morreram. E por causa de sua fúria o rei mandou que seus melhores homens atassem aqueles moços e os jogassem na fornalha. A ira é um sentimento ruim que deve ser controlado.

A raiva pode ser um sentimento muito forte, mas os conselhos da Palavra de Deus são ainda mais fortes. Se você aplicar os sábios conselhos da Bíblia e orar pedindo a ajuda de Deus, também terá perspicácia para controlar sua raiva. Amamos o próximo como a nós mesmos quando não causamos mal a ele. Assim, quando perceber que sua raiva está aumentando, é hora de parar e avaliar com cuidado a situação. E alguém que por um instante fracasse na questão da ira pode encontrar o perdão de Deus por meio do arrependimento, da confissão e da oração. Que Deus te abençoe! Amém!
Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário