quarta-feira, 10 de maio de 2017

O DEUS QUE NÃO PODE MENTIR

19  Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá (Nm 23.19?
Quem não está enojado com a lava jato? Claro que ela é um grande avanço da democracia brasileira e no combate a corrupção, mas ver as pessoas mentirem descaradamente todos os dias, negando as acusações, chega a embrulhar o estômago. Mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe de tal falsidade e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos seus dizeres; coisa que os políticos sabem fazer com perfeição! Parece extremamente improvável que algum dia a mentira seja inteiramente eliminada da política. Com certeza Deus os tratará com severidade:
7  Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos (Sl 101.7).
As mentiras começam cedo. Crianças pequenas aprendem, pela experiência, que mentir ou dizer uma inverdade pode evitar punições por alguma arte praticada. Para isso a interferência da família é imprescindível para que a criança compreenda, através de bons exemplos, a forma correta de agir. Paulo cita como deve ser nosso procedimento quanto a isso:
25  Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros (Ef 4.25).
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl 3.9-10).
Diz a Bíblia que Deus abomina a mentira e por isso não suporta a presença dos mentirosos:
22  Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer (Pv 12.22).
Tanto é que, quando João, em Apocalipse, fala das classes de pessoas que não entrarão no céu, o mentiroso está entre eles. E não podemos nos esquecer de que o inimigo de Deus, que é Satanás, é descrito na Bíblia como o pai da mentira. E em contraste com o diabo, que já aparece na Bíblia mentindo, Jesus veio a este mundo se descrevendo como sendo a verdade, verdade com veracidade tal que tem o poder de libertar e tornar livre àquele que tem o conhecimento dessa verdade. Por isso, o povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive na verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da mentira e não compactuar com os mentirosos, coisa que não tem acontecido ultimamente, pois houve tempo em que, quando a pessoa se apresentava como um crente tinha crédito, pois eram considerados bons pagadores. Hoje, infelizmente, esta classe está equiparada a qualquer outra na área da honestidade.
A confiança hoje tem sido um produto muito difícil. Belos tempos aquele em que a palavra de uma pessoa valia muito mais que o papel, pois a honra estava acima de tudo. Mas há esperança! Existe um que não pode mentir! Existe um que, em toda a sua existência, jamais proferiu uma única mentira, e olha que Ele existe desde a eternidade, pois esta Pessoa é Deus. E pelo fato de Deus jamais ter pronunciado uma única mentira torna seus relatos cem por cento confiáveis, ou seja, nenhum dos seus pronunciamentos pode ser retirado dos autos ou apresentar ambiguidade.
O fato de Deus não poder mentir trás segurança em suas promessas. E o que Deus promete? Deus promete que a nossa vida não se limita a vida terrena, mas que essa vida continua depois da morte. E se equipararmos a durabilidade destas vidas, pode-se afirmar, sem eufemismo, que a vida começa mesmo é depois da morte. Deus promete que quando morrermos as nossas obras nos acompanhará e com elas nos apresentaremos diante dele para um acerto de contas, de forma que a verdadeira riqueza não está em nossas posses, mas em nossas ações. Deus promete que todos aqueles que foram libertos pela verdade que Ele representa gozarão do gozo do céu, enquanto que todos aqueles que deram ouvidos às mentiras do diabo sofrerão os horrores do inferno, preparado exclusivamente para o diabo, seus anjos e seus seguidores. Deus promete que, depois dessas coisas, jamais haverá qualquer maldição, jamais haverá morte e tudo durará eternamente. Essas são apenas algumas das promessas de Deus. Não considere isso minhas palavras, pois são promessas do Deus que não pode mentir. Crês tu nisso? Então, deixe o seu amém, mas acima de tudo permita-se ser liberto por aquele é a verdade.
Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário