segunda-feira, 22 de maio de 2017

REFLETINDO SOBRE A MORTE

1  O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2  Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3  refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (Sl 23.1-4).
Recentemente velei e sepultei uma tia minha. Olhando para aquele corpo pálido, sem vida, pensei nos horrores da morte, e no quanto é cruel a separação que ela traz. Olhava ao redor é só se via choro e tristeza. Tirando os olhos daquele corpo gélido, fixando em Jesus, pode-se ver esperança mesmo na morte, porque Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. Quem, ao ver um ente querido em um caixão, não gostaria de vê-lo levantar dali cheio de vida?
Em Cristo há esperança porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. E o que se perdeu? O homem, lá no Jardim do Éden! Do pó da terra Deus fez o corpo do homem e lhe soprou o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente, possui corpo e alma. Por isso, quando morremos, voltamos as nossas origens: O corpo vai para a terra e o espírito volta a Deus. Talvez demore até um século, ou mais para alguns, mas um dia o corpo volta a ser terra. Entretanto, a alma, permanece por toda a eternidade. E a alma é única, não existe uma alma e vários corpos, mas existe um corpo e uma alma.
Ah! Se cuidássemos de nossa alma como cuidamos do nosso corpo! Teríamos gozos esplêndidos no Céu! Olhe para a minha tia, tão vaidosa e se foi com toda a sua vaidade! A sua vaidade se resumiu no que ficou dentro daquele túmulo! O que permaneceu mesmo foi o cuidado dela com a sua alma. Esta sim se foi e levou com ela tudo o que juntou em seu coração durante a vida. E não será assim com todos nós? Alguém pode levantar a mão e dizer que a sua história será diferente? Não! Diferente serão os nossos cuidados, aquilo que priorizamos. Há três coisas importantes nas palavras de Jesus:
Quem crer em mim. Isso é o que importa! Não existe nada mais valioso do que crer em Jesus. Crer não é acreditar que Ele existe, acreditar que Ele é bom, que Ele é amor e etc. Crer é confiar a sua vida, o seu corpo e a sua alma a Cristo. Crer é entregar seu coração integralmente, dedicar seu amor incondicionalmente a Cristo.
Ainda que morra. Existe algo mais trágico que a morte? Então, pode acontecer com você a maior tragédia do mundo que, se você crer em Jesus, você estará seguro. Com Jesus não há porque ter medo, porque não há o que temer quando estamos com Cristo. Nem mesmo a morte!
Viverá. Não existe nada mais precioso do que a vida. Bilionários, em seu leito de morte, dariam toda a sua fortuna por ela. E nós temos vida em Cristo de graça, porque Jesus pagou o preço por nós. Talvez seja por isso que tantos não valorizam a vida que Cristo oferece, pois costumamos não valorizar aquilo que nada nos tenha custado.
A sabedoria de Deus é esplêndida. Até na tragédia da morte Ele encontra um uso perfeito, pois não refletimos sobre a vida em uma festa, mas em um funeral, porque lá presenciamos com nossos próprios olhos o quanto é passageira esta vida. Você encontrou lugar nesta reflexão? Ela não te conduz a tomar alguma atitude? Oxalá seja Deus gracioso para contigo e te conduza a tomar a atitude correta que te leve ao gozo eterno com Jesus. Que Ele te abençoe! Amém!
Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário